quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Tag: 50 perguntas sobre Harry Potter



Engraçado como Harry Potter faz parte da minha vida, mas falo pouco dele por aqui... acho que entendo agora por que muitos fãs-fanáticos de certos musicistas não compram camisetas de banda. Sei lá, acho que, quando você ama demais uma coisa, do fundo seu coraçãozinho (ui), meio que perde o sentido adquirir toneladas quilométricas de suvenires, sabem? Uma vez, comentei com um amigo que, curiosamente, amando Harry Potter como qualquer pessoa que me conhece sabe que amo, a única coisa que tinha da série eram os livros; ele ponderou: "diga-se de passagem, o mais importante, né, Bárbara?"

Verdade. Durante muitos anos, a saga era tudo o que eu possuía do universo HP, e era o bastante - os primeiros livros ganhei de Natal do meu tio, mas os quatro restantes foram dados pelos meus pais, e sei como foi um sacrifício para eles comprar cada um; todo o mundo dizia que eram caros, principalmente quando recém-lançados, e eu os adquiria logo na primeira leva! Eram muito importantes para mim. Quando finalmente pude comprar alguma coisa do mundo HP, após anos decorando cada linha dos sete livros, adquiri uma coleção em inglês, desejosa de ler as obras no idioma original.

Hoje, além dos catorze livros, a única coisa de Harry Potter que tenho é um moletom da Grifinória superquentinho (by NerdUniverse) que me faz sentir muito abraçada em dias frios - além de me aquecer fisicamente, também aquece o coração, faz com que me sinta mais corajosa. É meio que vestir a camisa da Grifinória, sabem? Boto o moletom e me sinto pronta pra luta!

Essa tag eu vi no blog Contos & Pitacos, respondida pela Soraya - adorei as respostas dela e me senti inspirada a fazer o mesmo!

1) O Melhor Livro: Quando tinha dez anos, o melhor era Harry Potter e a Câmara Secreta. Todo o suspense com os ataques do basilisco, o medo rondando o castelo, Dumbledore afastado pelo Ministério, Hagrid preso, Harry acusado injustamente de caçar os nascidos trouxas... o começo do livro já foi dramático, fiquei por muito tempo impressionada com a forma como os tios prenderam o Harry no próprio quarto, deixando-o sem saída - tudo isso foi excessivamente interessante para uma menina de 10 anos. Na época, minha cabeça funcionava muito como a cabeça do Harry! Quando o vi enclausurado daquele jeito, também pensei que "não tivesse saída", que ele ficaria preso, que ninguém daria pela falta dele... 
[O Harry tem essa tendência em acreditar que ninguém estará lá para ele, já notaram? Ele nunca confia realmente que vá fazer falta no grupo, sempre pensa que os outros estão se divertindo sem ele - e que não pode confiar nem mesmo em Dumbledore. Nunca confiou que Dumbledore pudesse compreendê-lo. Só depois de crescida que entendi esse traço obsessivo dele - possivelmente construído após anos de abandono.]
Quando comecei o segundo livro, estava passando pela ressaca literária deixada pelo primeiro - até parei para conversar com minha mãe sobre isso. Eu havia amado tanto o primeiro livro com suas novidades, suas "primeiras vezes"... e comecei a ler o segundo em seguida - foi difícil me adaptar a ele, mas o suspense da história toda me ganhou. Como eu era muito novinha, o suspense/pânico/terror desencadeado por uma fera à solta e pelo Riddle malvado me conquistaram mais que o drama psicológico contido em Prisioneiro de Azkaban - que hoje, por sinal, é o meu favorito. E justamente por este motivo: é o único que não tem Voldemort. Nele, somos apresentados a uma importante parte do passado de Harry num momento em que ele está se tornando adolescente, de modo que muitos conflitos adormecidos vêm à tona - e a gente descobre que o vilão do livro, foi injustiçado, trazendo uma conotação dramática para a história, ou seja: não vemos heróis e vilões em Prisioneiro de Azkaban, apenas seres humanos, seus desentendimentos e seus desvios. E a trama é excelente, do começo ao fim - da tia Guida à aventura de Harry e Hermione com o vira-tempo! E, ao contrário do segundo, o terceiro livro não contém nenhuma parte chata! Por exemplo, eu morria de preguiça daquela cena do aniversário de morte do Nick-Quase-Sem-Cabeça, era um martírio passar por ela - o capítulo 8 da Câmara Secreta é muuuuito chato, e a parte em que Harry viaja nas lembranças de Hagrid ("O Diário Secretíssimo") também! Quando abria em qualquer página do PdA, por outro lado, podia emendar a leitura com tranquilidade, nada era chato.

2) Personagem favorito: Gêmeos Weasley (pode contar os dois como um só? haha). Quando era criança, detestava o Snape, mas passei a gostar dele depois que cresci e sempre acreditei nele. Inclusive, bem antes do sétimo livro ser lançado, vaticinei que ele morreria no último livro, revelando-se fiel a Dumbledore, e que sua última fala seria direcionada ao Harry; seria "olhe para mim" ou "você tem os olhos de sua mãe" - reconhecendo, pela primeira vez, que Harry teria muito mais de Lily do que de James. E sempre achei que aquelas doze páginas da lembrança do Snape fossem uma oportunidade para a J.K. nos enganar, fazendo a gente acreditar que Snape odiava Lily!
[E, se vocês abrirem o OdF numa das aulas de Oclumência, verão Snape interromper uma legilimência bruscamente, e Harry notará que ele está pálido. Motivo: ele alcançou uma lembrança de Harry em que ele via a mãe pelo Espelho de Ojesed.]


Mary GrandPré / Art Insights Gallery / Via artinsights.com
3) Cena preferida de Harry Potter e a Pedra Filosofal: Na primeira vez em que li o livro, foi quando Hagrid apareceu para revelar a Harry que ele era bruxo... e adoro também quando Harry embarca no Expresso de Hogwarts e conhece Rony. Foram as partes mais prazerosas do livro. 
[Quando o Harry estava naquela cabana do rochedo, tremendo de frio, ouvindo a tempestade do lado de fora e sentindo alguns respingos de água, eu tinha a idade dele e estava sentada diante de uma sacada no nono andar - ventava e chovia. Eu meio que sentia o frio e a umidade que ele sentia.]

4) Local preferido: A Sala Precisa quando se torna o refúgio de milhares de alunos que guardavam segredos proibidos - dá até arrepios imaginar quais segredos seriam esses! E foi muito legal quando a J.K. descreveu o esqueleto do que parecia ser um quintípede em uma gaiola. Fiquei triste quando o Fogomaldito queimou aquilo tudo. :(

5) Se você fosse um animago, em qual animal se transformaria? Em um falcão ou uma coruja. Adoraria voar.

6) Melhor vilão: Dolores Umbridge. Ela mistura o que existe de mais fofo e mais tenebroso numa pessoa só (gatos e tirania), e ainda demonstra como não é preciso ser um Comensal da Morte para ser cruel. Achei muito legal o Sirius ter salientado isso para os meninos: "o mundo não está dividido entre gente do bem e Comensal da Morte."

7) Cena preferida de Harry Potter e a Câmara Secreta: Quando Harry encontra as respostas na mão petrificada da Hermione. Precisamente quando ele, desolado - cheio de más notícias, mó clima de final de jogo - vê um papel amassado na mão dela - eu pulei do sofá quando cheguei nessa cena.

8) O melhor filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal, por ser o mais aguardado e o mais fiel.

9) Qual personagem que morreu você queria que sobrevivesse? Fred Weasley - nunca superei a morte dele. E Edwiges. Pô, J.K., ATÉ A CORUJA, CARA?

10) Quem você prefere: Harry, Rony ou Hermione? Eu amei esse trio porque o "triângulo amoroso" (só na cabeça do Rony, né) foi o mais legal e, PRINCIPALMENTE, porque eu amei e odiei os três em momentos distintos, isso foi maravilhoso. Já fiquei do lado de cada um e contra cada um em momentos diferentes - acho que o maior sinal do quão profundo foi o desenvolvimento do personagem consiste justamente em despertar essa ambivalência no leitor! Os três fizeram isso comigo, e eu amo a relação que eles possuem entre si. J.K., você foi fabulosa! Ah, mas quanto à pergunta: Harry. Porque ele é uma mistura de Rony e Hermione, sendo displicente como o Rony e, ao mesmo tempo, consciencioso como a Hermione. Levei anos para entender que um dos motivos por que gosto tanto da série é o fato de me identificar com o caráter obsessivo dele. 

11) Cena preferida de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: ESSA EU SEI A RESPOSTA!!! Quando os dementadores apagam as luzes do Expresso, e o Neville e a Gina entram na cabine dos meninos, desencadeando uma série de falas muito engraçadas, já que ninguém estava se enxergando e todo o mundo estava se esbarrando. Após encontrões e desentendimentos, finalmente ouvimos a voz rouca de Lupin, que FINALMENTE acorda: "SILÊNCIO!" Entrada fodástica a dele.

12) Qual livro mais te emocionou? O último (Relíquias da Morte), claro. O desfecho de tudo. Quando você observa o desenvolvimento de todos os personagens e todas as referências possuem o máximo de profundidade. Tudo o que acontece nesse remete a todos os outros, do começo ao fim.

13) O final de qual personagem você mudaria e por quê? Dos Gêmeos Weasley. Eu não deixaria Jorge sozinho. :'(

14) Em qual posição você jogaria no quadribol? Batedor ou apanhador. Goleiro dá muito frio na barriga (não te julgo, Rony); minha mira não é boa para ser artilheira; apesar disso, acho que seria boa batedora porque adoraria salvar meus companheiros de balaços malucos e teria maior chance de acertá-los com um bastão - acertar o que vem até você é mais fácil do que marcar gol. Talvez fosse apanhadora com algum treino, já que sou muito míope e muito distraída para vasculhar um campo gigante em busca de um trem do tamanho de uma noz. É, acho que batedor é melhor - e você ainda tem um parceiro para ajudar a descer a lenha nos balaços, olha que maravilha!

15) Qual personagem sobreviveu, mas você gostaria que tivesse morrido? Dolores Umbridge. Acho meio mórbido colocar as coisas nesses termos, mas eu faria uma permuta pra trazer o Fred...

16) Cena preferida de Harry Potter e o Cálice de Fogo: Quando Harry, após mais de cem páginas brigado com o Rony e injustamente zoado/acusado/xingado pelo Castelo INTEIRO + Beauxbatons + Durmstrang (em um level mais hardcore que em A Câmara Secreta), após pegar recuperação em Feitiços Convocatórios e treinando até de madrugada... mostra para todo o mundo a que veio encarando um dragão e gritando para o nada: "ACCIO FIREBOLT!" Nossa, que cena! E ele fica lá, parado, rezando, pedindo, e meu coração parou junto com o dele, e eu só na torcida, REZANDO PARA A FIREBOLT VIR PARAR NA MÃO DELE! Foi o melhor período do Tribruxo.
E ele resolveu o lance da primeira tarefa e a recuperação numa mesma tacada. E voou numa vassoura mesmo não havendo quadribol.

17) Qual filme mais te emocionou? O primeiro. Por ser o mais aguardado. Por todas as novidades que continha.

18) Jogador preferido de Quadribol: Harry. Meu coração estava com ele o tempo todo nos jogos - e ele é muito bacana como jogador e como pessoa. O que ele sente montado numa vassoura - algo como "eu sou bom nisso, pela primeira vez sou bom em algo, me sinto livre fazendo isso" - é algo que todos devemos sentir fazendo alguma coisa em nossas vidas, e é lindo. 

19) Qual livro você leu mais vezes? Não sei. Acho que A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta e O Cálice de Fogo empatam. Adorava ver o Rony enciumadinho no CdF e aquela pegada adolescente com o Baile de Inverno... lá pelas tantas, resgatei meu PdA e passei a relê-lo mais vezes.

20) A qual Casa de Hogwarts você pertenceria? Pottermore e meus amigos/namorado acusam Corvinal. Mas meu coração é e sempre foi GRIFINÓRIA *voz de Chapéu Seletor*. Modéstia à parte, acho que é o mesmo caso da Hermione, sacam? Tudo indicava Corvinal, mas nos 47 do segundo tempo, dá Grifinória, entendem?

21) Cena preferida de Harry Potter e a Ordem da Fênix: Quando a entrevista do Harry aparece em O Pasquim, de modo que a Umbridge proíbe a leitura do artigo - fazendo com que o castelo inteirinho lesse e apoiasse Harry de uma forma disfarçada e criativa; e isso ainda coincide com o sucesso da Armada de Dumbledore. Esse clima de subversão é muito lindo!

22) Qual o seu professor preferido? Minerva McGonagall. O Lupin é um fofo e muito competente, um mestre, mas sempre me identifiquei muito com a figura do "professor bravo". Claro não pode ser injusto - acho que perderia dez pontos para a Grifinória a cada aula que tivesse com o Snape, por exemplo. A McGonagall é severa como o Snape (entenderam, entenderam?) e justa como o Lupin.

23) Qual destino você daria a Draco Malfoy? Eu gostei do destino dele, acho que é a melhor forma de se mostrar o que acontece quando se é um babaca de primeira mão na escola e se adere a valores mesquinhos transmitidos pelos pais - você se ferra o tempo todo e simplesmente é apagado da cabeça das outras pessoas, que têm coisas mais importantes em que pensar. Convenhamos que a definição da posição dos Malfoy após a ressurreição de Voldemort é definida pela expressão "tiro no próprio pé".

24) A qual filme você assistiu mais vezes? Pedra Filosofal. Por ser o mais antigo e me irritar menos - levei anos para superar a discrepância entre os livros e os filmes.

25) Personagem que poderia não existir que não faria falta nenhuma: Madame Hooch. Cara, a MnGonagall poderia tranquilamente substituir a Hooch na aula de vôo do primeiro livro e como árbitra nos livros seguintes, ficaria até mais interessante! HAHAHA

26) Personagem que só aparece nos livros, mas que você gostaria de ter visto nos filmes: PIRRAÇA, O POLTERGEIST.

27) Personagem que é exatamente nos filmes como você imaginou nos livros: Luna Lovegood e Dolores Umbridge.

28) Cena preferida de Harry Potter e o Enigma do Príncipe: a aventura de Harry para obter a lembrança de Slughorn. As peregrinações de Harry pelo castelo à noite e seus momentos de grande angústia/expectativa sempre me prenderam a atenção.

29) Matéria preferida ensinada em Hogwarts: Acho que eu iria gostar bastante de Runas Antigas e de Astronomia, mas são aulas que não presenciamos - Harry infelizmente não fez Runas (pô, Harry ¬¬), e só presenciamos o N.O.M. emocionante de Astronomia em que McGonagall é covardemente atacada. Das que Harry presencia, minha preferida é Transfiguração.

30) Se pudesse possuir uma Relíquia da Morte, qual seria? A Capa da Invisibilidade. Acho a Varinha (apesar do desfecho) e a Pedra meio inúteis, "presentes de grego". 

31) Qual forma teria seu patrono? Possivelmente um gato ou uma coruja.

32) Intérprete favorito: Alan Rickman, Robbie Coltrane e Maggie Smith - trio imbatível. Do trio principal, o Rupert Grint é meu preferido.

33)  Melhor adaptação: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

34) Cena preferida de Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 1: Duas: Harry salvando os nascidos trouxas no Ministério da Magia ao melhor estilo "QUE SE DANE O DISFARCE" e invadindo o Átrio com varinha, patrono de cervo e um monte de proscritos. 
E também:
"- Dumbledore sabia que eu deixaria vocês.
- Não - disse Harry - Ele sabia que você sempre iria querer voltar."

35) Time de quadribol preferido: Grifinória de 1991, 1992 e 1993.

36) Qual lembrança você usaria para obter um Patrono? A primeira vez em que viajei de avião. Quando me vi no ar. *-*

37) Se você pudesse escolher um feitiço, apenas um, para usar sempre que quisesse, qual seria? Em primeiro lugar, Accio. Em segundo, Impervius. Eu penso neles todos os dias.

38) Criatura mágica preferida: Testrálios. O background deles é genial, e adoro como é enfatizado o fato de serem seres tão gentis.

39) Qual das criaturas que Hagrid teve mais te dá medo? Aragogue. Uma acromântula não está realmente na minha lista de favoritos.

40) Cena preferida de Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2: A segunda metade do livro (a primeira também) está coalhada de cenas fantásticas! Mas a preferida é: "PIERTOTUM LOCOMOTOR!" Um detalhe que acho válido pra ressaltar a fodadicidade dessa cena é o fato de as armaduras serem descritas ao longo de todos os livros como peças que estão ali, observando movimento do castelo - e elas viram o elmo vazio para os estudantes que por elas passam. Nunca, nunquinha imaginei que, no último livro, elas seriam usadas para guarnecer os muros do castelo.



E a segunda é o Neville mostrando a Harry, Rony e Hermione as cicatrizes de guerra. Ele fica MUITO FODÔNICO!!!

Pode incluir uma terceira? Quando percebemos que toda a Grifinória (inclusive alunos do primeiro ano) e boa parte da Lufa-Lufa ficam para lutar. Achei muito bonito.

41) Se você tomasse a poção polissuco, em qual personagem da saga você gostaria de se transformar? Acho que nenhum. Pra quê? Eu tomaria uma poção para me tornar bruxa e ir para Hogwarts. :D

42) Sua loja preferida em Hogsmeade: Dedosdemel e Três Vassouras. Comeria chocolate para a acompanhar a cerveja amanteigada. <3

43) Qual dos marotos é o seu preferido? James Potter. Simplesmente acho que Lily fez uma boa escolha. :)

44) Personagem que, para você, faz toda a diferença na história: Severo Snape.

45) Melhor apanhador: Harry Potter ou Vítor Krum? Harry Potter joga desde o primeiro ano porque foi pegar o lembrol do Neville, capturou um pomo com um balaço enfeitiçado na sua cola, ganhou a Copa das Casas, pegou o ovo de um dragão e salvou Mafoy do Fogomaldito. Sinto muito, mas isso supera qualquer Fita de Wronsky realizada por um rapaz de dezoito anos.

46) Personagem que você não gostaria de ser: Pedro Pettigrew. Pensem: o mais frágil e menos talentoso dos quatro Marauders, com a auto-estima lá no chão, sempre necessitando da proteção dos três amigos e que, ainda por cima, traiu os melhores e gloriosos amigos - é simplesmente o papel do covarde. É uma situação muito humana e triste. A condição que ele carrega é muito ruim. Acredito que ele poderia ser uma grande pessoa, como os amigos, mas ele nunca se permitiu isso. É um fardo muito pesado o que ele carrega.

47) Se Harry Potter não tivesse participado do Torneio Tribruxo, para quem você torceria? Realmente torci pelo Harry - acho que deu para perceber que me identifico com ele. Sem Harry? Cedrico Diggory. Por quê? Porque foi o único campeão que chegou ao final com o mínimo de ajuda de terceiros e também levou com mais maturidade do que Karkaroff, Fleur Delacour e Madame Maxime a idéia de haver um quarto campeão. Toda a Lufa-lufa ficou indignada, mas ele, que poderia ter dado piti junto por não ser o único campeão de Hogwarts, confiou na situação e em si mesmo. E fez isso até o final.
[E uma lição inclusive para os lufanos: ele foi leal a si mesmo, aos amigos e ao Harry mesmo quando tudo parecia conspirar contra ele, mesmo quando "o famoso Potter" parecia ameaçar sua glória.]

48) Qual dos Comensais da Morte é o seu preferido? Bellatrix Lestrange. Ela é a bruxa malvada repaginada.

49) Profeta Diário ou O Pasquim? Depois de tudo o que o Profeta fez com o Harry?! O Pasquim, lógico.

50) Qual seria a continuação que você daria a Harry Potter? Eu contaria a época em que os Marotos estiveram em Hogwarts. Quando tinha treze anos, até comecei a escrever uma fanfic que começaria do primeiro ano deles, mas a idéia não foi para frente. Eu queria fazer um livro para cada ano dos Marotos na escola! hahaha
Se J.K. fizesse isso, sei que choraríamos feito bebês no final, já que não é um final feliz, mas seria épico.

Pretendo enfim publicar uma série de posts sobre as Casas de Hogwarts - como interpreto a importância de cada uma. Percebo que as pessoas são muito tendenciosas na maneira como as enxergam, realmente partindo do pressuposto de que gostar de uma é menosprezar a outra e, como fã da saga, não vejo dessa forma. =)

Sobre a foto: já que comecei falando dos meus livros, resolvi postar a foto deles - estão bem velhinhos e já se tornaram amigos íntimos do chão, porque eu tinha o costume de ler até dormir (com eles sobre o rosto, tapando a luz), virar para o lado durante o sono e derrubá-los. Só que, durante a sessão de fotos para este post, surgiu do nada uma Patassaura. =^.^=

Se houver algum fã por aí que quiser responder às perguntas, vou adorar lê-las!

Nenhum comentário:

Postar um comentário