quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Psiconuts



Sim, as aulas voltaram, e hoje eu tive um daqueles dias longos de aula, embora ainda estejamos no comecinho do semestre. Comecei a estudar as disciplinas introdutórias a áreas da psicologia como Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento, Análise do Comportamento, Psicologia Social...

A psicologia não é uma só: são várias psicologias. Cada qual com sua contribuição, com seu enfoque, sabem, com seu objeto de estudo, sua base gigantesca - e todas as ciências psicológicas se complementam. E todas possuem seu fã-clube.

Numa classe sempre tem:

  • O behaviorista radical louquinho para refutar a psicanálise e dizer que está ultrapassada;
  • O psicanalista louquinho para aceitar a peleja com o behaviorista e investigar a relação do amiguinho com os respectivos pais;
  • O neuropsicólogo modernoso que acha que só neuropsicologia é ciência e que o resto não é válido;
  • O junguiano (embora Jung não quisesse discípulos) distraído e sabichão, fora dessas rodinhas;
  • O transpessoal acendendo incenso, praticando yoga e convidando todo o mundo para meditar e ficar zen;
  • O cognitivo-comportamental analisando a sala toda como se ela fosse seu laboratório particular de pesquisa por trás de seus óculos de armação quadrada;
  • O sócio-histórico que passa a graduação engajado em defesa de minorias e lutas de classe, achando que está no curso de Ciências Sociais (Tá certo que essa área não é exclusivamente da psicologia,  mas no Brasil é).



Então, qual é a minha área do coração? Meu futuro campo de atuação? A qual fã-clube pertenço?

Gosto de Jung, muito - só reforçou minha vontade de falar em arquétipos.

Acho que quem descarta Freud facilmente não o leu e tampouco o entendeu, porque ele é incrível também.

Acho Skinner um tanto incompreendido pela humanidade.

Neurofisiologia é fascinante.

Sou espiritualista e, por isso, transpessoal também.

Posso acabar puxando disciplinas no curso de Ciências Sociais para complementar meus conhecimentos em Social, e pretendo estudar ainda outras disciplinas do curso sobre o assunto.

E, no momento, estou muito interessada na área cognitiva. E na fenomenológica.

Isso sem falar em muitas outras ramificações interessantes que sequer mencionei.

Esse post não é para explicar do que se trata cada uma dessas áreas, é mais para dizer que existem muitas delas com sua devida party e eu aqui, sem eleger a minha preferida - porque a todo instante, todas me parecem ótimas.

Serei psicanalista?

Usarei psicologia analítica?

Serei Analista do Comportamento?

Neuropsicóloga?

Psicóloga social?

Terapeuta Cognitivo-comportamental?

Ou será que eu sou...



!!!


Foi exatamente essa a sensação que tive hoje.

Sim, todo um post para essa brincadeira engraçadíssima. :D

PS: Alguém ainda tem dúvidas de que lerei "Divergente"? É o Hunger Games do momento, é claro que preciso conferir. Sabem como é, jovens determinados, batalhas angustiantes, mundos distópicos, aventuras consecutivas, romances açucarados... só coisa boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário