segunda-feira, 15 de julho de 2013

Férias!



Férias! Férias! Férias!

Improvisei uma lista de itens culturais que tenho acessado nas férias! Não são exatamente recomendações, mas são muito bons!

- Um filme: Primer






É um filme independente de 2004 cujo tema é viagem no tempo. É muito criativo, com um cenário simples e um enredo complexo. Basicamente, as cenas são repetitivas com um diálogo rico e complicado, elaborado de uma forma realista e sem se importar com a compreensão do espectador - basicamente, o filme é formado por dois caras conversando, e a conversa foi bem-elaborada, mas isso não significa que você vai entender sobre o que exatamente estão falando. E relaxe: a idéia é justamente você não entender. Pelo menos a princípio.

Outro detalhe interessante é a atmosfera de introversão do filme. Temos dois homens jovens (mas nem tanto), sempre usando camisa social e gravata - jovens prodígios -, totalmente alheios ao mundo, porém sem aquele estereótipo malucão nerd, e sim um estilo mais sóbrio e workaholic. Não me lembro se os dois são casados, mas um deles é, e a ausência de diálogo entre ele e a esposa transmite não uma atmosfera de tédio e casamento desmoronado, e sim de estabilidade social e introversão. É como se o filme dissesse: "o foco aqui não é a família do cara, nem os sonhos dele, nem a infância dele. Ele é um cientista e passa o dia trabalhando, por isso o foco da história é esse."

- Uma série de televisão: Friends



Como a temporada de "Game of Thrones" é terrivelmente curta - mas se for para fazer algo de qualidade, estou com vocês, D.B. Weiss e companhia limitada -, e "Dr. Who" foi devidamente abordado alguns posts atrás, eu cito "Friends", umas das séries mais famosas que já conheci.

Para vocês terem uma idéia da fama - como se precisassem, não é? - a primeira vez em que eu ouvi falar de Friends foi aos dez anos, lendo uma revistinha do Homem-Aranha. Cito a passagem, em "Crise de Identidade", mais precisamente no episódio da Coelha Branca:

"Peter e Mary Jane andando pela rua; risadas em um bar próximo.
- Por que será que estão rindo?
- Deve ser Friends.
- Mas hoje não é dia!"

Eu subestimei a série justamente por causa de sua fama - achei que fosse um seriado sem graça com aqueles geradores automáticos de risadas e piadinhas bestas ao estilo "American Pie". E confesso: eu me enganei.

Eu me vi rindo nos primeiros cinco minutos de um episódio de uma das últimas temporadas. Isso mesmo: eu nem conhecia os personagens.

Agora, sou fã de Rachel, Monica, Ross, Chandler, Phoebe e Joey!

Uma prova interessante do quão marcante é o seriado é que quem curte não consegue ficar indiferente ao ouvir a música:


- Um livro: O Restaurante no Fim do Universo - Douglas Adams



Na verdade, estou lendo vários livros, mas esse e "Cartas a um jovem terapeuta", de Contardo Calligaris, predominam, estando sempre em cima da minha mesa. Basicamente, é o segundo livro da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", e é maravilhoso! O humor é leve, cheio de alfinetadas na cultura ocidental - seja no meio social ou político - e não perdeu a qualidade e nem a continuidade em relação ao primeiro!

Eu não consigo ficar uma página sem rir - o jeito como a história é narrada, as ironias, os diálogos, tudo muito bem-colocado! É uma leitura muito divertida. Nesse livro, a turma está com fome e decide fazer uma paradinha em um restaurante localizado em uma bolha temporal; assim, você pode comer admirando o fim do universo e ainda consegue pagar sua alimentação com os juros compostos adquiridos ao colocar seu dinheiro para render antes de realizar a viagem, afinal, no fim do universo, já se passaram milhões de anos.

Você aprende como é difícil conjugar verbos em lugares assim e conhece outros locais exóticos, como o Vórtice da Perspectiva Total.

É lindo.

- Um jogo: Não estou jogando nem TTOTD desde que as férias começaram. Mas, vá lá, porque eu comecei e não acabei: Chrono Trigger.


É muito bonitinho e, adivinhem só!, fala sobre viagem no tempo. É um rpg antigo e clássico, dos tempos de SNES, quando tudo se resumia a assoprar cartuchos, revezar com o amiguinho e ter um membro café-com-leite na equipe.

Como eu joguei muito pouco, não tenho mais a acrescentar - só que é bonitinho. Eu nunca joguei antes, e ele é bastante simples em termos de jogabilidade, mas o enredo é mais elaborado.

- Um blog: Blog do Divasca.



Anda desatualizado, mas é diversão garantida!

O Divasca posta histórias polêmicas a respeito de sua trajetória como designer, e são tão cabulosas que existe todo um questionamento sobre a veracidade delas, mas eu não entendo por que duvidam tanto que seja tudo verdade - a humanidade não está com essa bola toda, sabe?

- Uma música: The Bard's Song - Blind Guardian





Uma das minhas favoritas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário